Atividades Matemática 8º anos Prof.: Edson

Matemática Prof.: Edson
 Atenção 
 (14 a 18 de dezembro) 

Produção textual para todas as turmas. Tema- Natal hoje

 
 (07 a 11 de dezembro) 
+ Semana dedicada a atualização de atividades. 
  - Entre em contato diretamente com os professores de cada disciplina para ter as orientações da semana. 






 (30 de novembro a 4 de dezembro) 
1. (OBMEP) Uma formiguinha andou sobre a borda de uma régua, da marca 6 cm até a marca de 20 cm. Ela parou para descansar na metade do caminho. Em que marca ela parou?
a) 11 cm
b) 12 cm
c) 13 cm
d) 14 cm
2. (OBM) Numa competição de ciclismo, Carlinhos dá uma volta completa na pista em 30 segundos, enquanto que Paulinho leva 32 segundos para completar uma volta. Quando Carlinhos completar a volta número 80, Paulinho completará a volta número:
a) 79
b) 78
c) 76
d) 75
3. Para fazer uma jarra de suco de limão, Raquel usa 3 colheres de açúcar. Para fazer 18 jarras de suco de limão, a quantidade de açúcar que ela precisará será:
a) 6 colheres.
b) 21 colheres.
c) 36 colheres.
d) 54 colheres.
4. Lara organizou seus livros em 12 prateleiras. Ela colocou 25 livros em cada prateleira. O número de livros organizados por Lara foi:
a) 13
b) 37
c) 290
d) 300
5. (Caed) O saldo da conta bancária de Rafael era de R$ 627,50. Ele retirou R$ 243,80. Qual é a quantia que restou na conta de Rafael?
a) R$ 383,70
b) R$ 384,00
c) R$ 424,30
d) R$ 484,70
6.(Caed) Nesta semana, as vendas de uma livraria aumentaram 25% em relação à semana passada, em que foram vendidos 600 livros. Quantos livros a mais foram vendidos nesta semana?
a) 625
b) 575
c) 300
d) 150


 (23 a 27 de novembro) 
1. Cláudio foi ao supermercado e comprou 9 kg de ração para seu cachorro. Ao chegar em casa, ele armazenou essa quantidade em potes de 200 gramas cada. Quantos potes foram cheios com a quantidade de ração que Cláudio comprou?
A) 35
B) 44
C) 45
D) 55

2. Na aula de geometria, a professora pediu que os alunos desenhassem alguns quadriláteros. Veja abaixo quais figuras Maria desenhou em seu caderno.

A) Losango, Triângulo e Pentágono.
B) Paralelogramo, Losango e Retângulo.
C) Paralelogramo, Triângulo e Hexágono.
D) Triângulo, Losango e Retângulo

3. O triplo do valor que Carla possui e mais R$ 30,00 dá para comprar um brinquedo que custa R$ 60,00. Qual o valor que Carla possui?
A) R$ 10,00
B) R$ 15,00
C) R$ 20,00
D) R$ 25,00

4. Amanda digitou na calculadora a conta 4,93 + 2,8 . O resultado dessa conta é. 

A) 6,73
B) 6,91
C) 7,63
D) 7,73



 (16 a 20 de novembro) 

1. Na estreia de uma peça de teatro, foram postos à venda 720 ingressos, que equivalem ao número total de lugares disponíveis nesse teatro. Foram vendidos 50% desses ingressos. Quantas pessoas assistiram à peça?
a) 120
b) 180
c) 240
d) 360
2. Felipe pesquisou em duas lojas o valor de alguns eletrodomésticos e encontrou preços diferentes para os mesmos produtos.




Quanto Felipe gastaria para comprar dois produtos da tabela escolhendo pelos menores preços?
a) R$ 173,00
b) R$ 443,00
c) R$ 874,00
d) R$ 980,00
3. No gráfico abaixo são apresentados dados sobre o número de alunos do 7o e 8o ano de quatro escolas. 


De acordo com esse gráfico, em quais escolas o número de alunos do 7º ano supera os do 8º ano?
a) Escola 1 e Escola 2.
b) Escola 1 e Escola 4.
c) Escola 2 e Escola 3.
d) Escola 2 e Escola 4



 (09 a 13 de novembro) 








 (02 a 06 de novembro) 





 (26 a 30 de outubro) 
1 – (Caed) – qual é a representação percentual do número0,06?
(a) 0,06
( b) 0,6% 
(c) 6%
 (d) 60%

2 – (Caed) – Uma brincadeira de perguntas e respostas obedece à seguinte regra: toda vez que um aluno acertar a resposta, o professor lhe atribui três pontos e, quando ele errar, o professor lhe tirar 2 pontos. Albertto é o aluno e acertou duas respostas e errou cinco, então, qual é o saldo de pontos de acordo com a regra dessa brincadeira?
(a) – 11
(b) – 4 
(c) 4 
(d) 11

 Atividades 4ª Etapa 
 4ª Semana (19 a 23 de outubro) 
1 - Uma costureira estabelece o preço de seu trabalho de acordo com o tempo que gasta para executá-lo. Ela cobra R$ 35,00 por cada duas horas de trabalho. Mantendo essa proporção, quanto essa costureira cobrou por um trabalho que gastou 105 horas?
A) R$ 70,00
B) R$ 210,00
C) R$ 1 837,50
D) R$ 3 675,00

2 - Roberto comprou 2 kg de bombons de 40 g cada um. Quantos desses bombons Roberto comprou?
A) 2
B) 5
C) 20
D) 50

3 - Renato comprou 30 pacotes de figurinhas com 6 unidades cada um e 25 pacotes de figurinhas com 5
unidades cada um. Qual foi o total de figurinhas que Renato comprou?
A) R$ 102,00
B) R$ 112,00
C) R$ 122,00
D) R$ 132,004

4 - Alex comprou 115 livros a R$ 12,00 cada um para revender na sua loja. Ele deu R$ 1 500,00 em pagamento. Quanto Alex recebeu de troco?
A) R$ 120,00.
B) R$ 150,00.
C) R$ 220,00.
D) R$ 320,00


 Atividade 3ª Etapa 
 3ª Semana (13 a 16 de outubro) 




 Atividade 3ª Etapa 
 2ª Semana (05 a 09 de outubro) 



 4ª Semana / 1ª semana  (28 de setembro a 02 de outubro) 







 3ª Semana (21 a 25 de setembro) 




 2ª Semana (14 a 18 de setembro) 

“O autocuidado é definido como uma atitude ativa e responsável em relação à qualidade de vida, mudando o foco para a preservação, ao invé de só tratamento de enfermidades” 
Estamos vivendo um momento atípico, inesperado e delicado, não é mesmo?
Com tantas mudanças, reinvenções, urgências, estresse e ansiedade, ouvir e compreender o corpo, a mente e desenvolver o autocuidado torna-se cada vez mais necessário.
O autocuidado é primordial no desenvolvimento da saúde emocional. Veja 5 formas de praticar essa habilidade e aprenda dicas valiosas para seu dia a dia.
1. Autocuidado Emocional
Desenvolva o autodiálogo para compreender suas emoções.
Pratique o autoperdão e a autocompaixão.
Contemple a natureza e reflita sobre a beleza que o cerca.
Tome banho de sol diariamente. O Sol produz no cérebro a dopamina, que é o hormônio da
felicidade.

2. Autocuidado Físico
Alongue seu corpo pelas manhãs.
Brinque com seu animal de estimação.
Cuide bem da sua noite de sono.

3. Autocuidado Intelectual
Leia! Ler amplia os horizontes, a criticidade e criatividade.
Ouça podcasts com temas que lhe interessam. Assim pode se atualizar e aprender coisas novas.
Dialogue! Ouvir o ponto de vista de outra pessoa sobre assuntos diferentes amplia sua consciência e seus conhecimentos.
Escreva! Escrever é uma atividade que relaxa a mente e fortalece o cérebro.

4. Autocuidado Espiritual

Faça meditação para desenvolver a atenção plena para si.
Compreenda o seu verdadeiro eu. Quem é você na vida, quais são os seus valores e o que pode fazer para se tornar um ser humano melhor.
Se envolva em uma causa social ou humanista.
Faça orações diárias. Orar acalenta a alma.
Ouça músicas que acalmem sua mente e lhe façam desconectar com o mundo lá fora.

5. Autocuidado Social
Cultive diariamente a amizade.
Ria com um amigo querido! Rir é o melhor remédio.
Mande mensagem para quem você ama pela manhã.
Conecte-se nas mídias sociais de forma saudável, afinal, hoje em dia, interagimos com o outro e com o mundo por meio delas.

ATIVIDADE
COM BASE NO TEXTO ACIMA RESPONDA
1- QUAIS DESSES AUTOCUIDADO VOCÊ TEM PRATICADO NO DIA A DIA?
2- OBSERVANDO AS SUGESTÃO DE AUTOCUIDADOS ESCOLHA CINCO OPÇÕES E
FAÇA UMA REFLEXÃO. 

1ª Semana (8 a 11 de setembro) 

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO NA PANDEMIA
- EVITE PROPAGAÇÃO DA COVID-19 EM 7 PASSOS

1 – LAVE SUAS MÃOS COM FREQUÊNCIA
2 – EVITE TOCAR SEUS OLHOS, NARIZ E BOCA
3 -AO TOSSIR CUBRA SUA BOCA COM O COTOVELO OU UM LENÇO
4 – EVITE AGLOMERAÇÕES E NÃO FAÇA CONTATO COM NINGUÉM QUE APRESENTE FEBRE OU TOSSE
5 -FIQUE EM CASA SE VOCÊ NÃO SE SENTIR BEM
6 – SE VOCÊ TIVER FEBRE, TOSSE OU DIFICULDADE PARA RESPIRAR, PROCURE UM MÉDICO – MAS LIGUE ANTES
7 -BUSQUE INFORMAÇÕES EM FONTES CONFIÁVEIS

1 - Atividade - Com base nas orientações acima, escreva um texto com, no mínimo 10 linhas, fazendo
uma análise sobre seu comportamento durante a pandemia.

 Atividades 2ª etapa encerradas 
 
5ª Semana de julho (27 a 31) 

- Bom dia!
  Estamos em nossa última semana de atividade remotas antes de nossas férias. Sendo assim, nesta semana não teremos novas atividades. Reserve esta semana para colocar suas atividades em dia. Entre em contato com seus professores em nosso grupo de whatsapp.
  Bons estudos e boas férias.


 4ª Semana de julho (20 a 24) 


 3ª Semana de julho (13 a 17) 

1 – Simplificar expressões numéricas. Atividade.


 2ª Semana de julho (06 a 10)
1. Determine o valor de cada uma das potências abaixo.
a) 25²
b) 150 0
c) (7/9)-¹
2. Sabendo que o valor de 5 7 é 78 125, qual o resultado de 5 8 ?
3. As potências (-2) 4 e -2 4 são iguais ou diferentes? E qual é o resultado de cada uma?
4. As potências (-2) 4 e – 2 4 são iguais ou diferentes? E qual é o resultado de cada uma delas?
5. Em um sítio há 12 árvores. Cada árvore possui 12 galhos e em cada galho tem 12 maçãs.
Quantas maçãs existem no sítio?
a) 144
b) 1224
c) 1564

d) 1728


 5ª semana de junho/ 1ª de julho (29/06 a 03/07)
+ Semana de revisão.

  - Aprovei esta semana para revisar as atividades  e colocar em dia alguma que esteja pendente.


 4ª Semana de junho (22 a 26) 
· D0CUMENTÁRIO - A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
- Grave um vídeo ou escreva um texto dizendo o que você aprendeu sobre o documentário. 


 3ª Semana (15 a 19 de junho) 
- 01) A tabela a seguir traz a população dos cinco municípios mais populosos do Paraná:
RESPONDA
a) Qual soma da população dos municípios B, C, D e E?
b) Curitiba tem aproximadamente o triplo de habitantes de Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.
c) Qual é a diferença da população de Curitiba e Maringá ?

02) A empresa vendedora da tinta abaixo fez o seguinte informativo:
D. Clara contratará um pintor que cobra R$ 230,00 para pintar 500 m² de paredes de sua sala. Qual o
gasto mínimo que ela terá para contratar esse serviço?

03) O gráfico mostra a evolução das vendas de dois produtos produtos, A e B, nos seis bimestres de 2010. (VENDAS EM MIL UNIDADES)
a) Qual o índice de vendas mais baixo do produto B?
b) O número de unidades vendidas do produto A foi igual ao número de unidades vendidas do produto B em no ano de 2010?


 2ª Semana (08 a 12 de junho) 
- O que é a curva epidêmica e o que significa achatá-la ?

 1ª Semana (01 a 05 de junho) 
- Como os cientistas usam a matemática para prever e combater a disseminação
do Covid-2019?

 4ª Semana (25 a 29 de maio) 
- Revisão – Potenciação
- Atividades – Escreva as regras de potência. Apresente 3 exemplos de cada regra.

 3ª Semana (18 a 22 de maio) 
+ Semana de revisão.
  - Aprovei esta semana para revisar as atividades  e colocar em dia alguma que esteja pendente.


 Atividades da 1ª Etapa encerrada

 2ª Semana (11 a 15 de maio) 
+ Radiciação
- Questões 2,7,8 e 9 Pág.:22-8º


 1ª Semana 04 a 08 de maio 
+ Potenciação
- Questões 6,7,8,9,10,11,12 e13 Págs.:15,16 e 17




Atividades Abril:
+ Pág.:22
- Resolver questões: 2 ,7, 8 e 9

+ Pág.:22
- Resolver questões Questões: 1 , 2, e 4 

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